Quem sou eu?

Minha foto
MULHER, MÃE, AMIGA, PROFESSORA... Especialista em Tecnlogia na Educação.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

As novas tecnologias e as inovações curriculares

Qual a situação atual das escolas que possuem computadores? Como e para que estão sendo utilizados? Os professores têm sabido o que fazer com eles? Estão capacitados para utilizálos?

Ou eles os vêem como uma ameaça?

Infelizmente, no Brasil, a prática predominante tem sido a de primeiro, dotar as escolas de equipamentos e produtos, para depois pensar ou viabilizar, através da capacitação de professores e alunos, sua utilização no contexto da escola, quando isto aconteça. O que sabemos hoje é que os computadores existentes nas escolas, ligados ou não à internet, salvo exceções, não vêm se constituindo em um auxiliar da prática pedagógica, em instrumento motivador da aprendizagem, de exploração crítica, da prática da pesquisa, enfim, um instrumento renovador do processo ensino-aprendizagem. Uma primeira condição, então, para assegurar a efetiva utilização destas tecnologias na educação é desmistificara concepção de que elas estão aí para substituir o espaço do professor.



As novas tecnologias e as inovações curriculares

José Manoel Moran

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/novas_tecnologias1.pdf

Nenhum comentário: