Quem sou eu?

Minha foto
MULHER, MÃE, AMIGA, PROFESSORA... Especialista em Tecnlogia na Educação.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

As novas tecnologias e as inovações curriculares

Qual a situação atual das escolas que possuem computadores? Como e para que estão sendo utilizados? Os professores têm sabido o que fazer com eles? Estão capacitados para utilizálos?

Ou eles os vêem como uma ameaça?

Infelizmente, no Brasil, a prática predominante tem sido a de primeiro, dotar as escolas de equipamentos e produtos, para depois pensar ou viabilizar, através da capacitação de professores e alunos, sua utilização no contexto da escola, quando isto aconteça. O que sabemos hoje é que os computadores existentes nas escolas, ligados ou não à internet, salvo exceções, não vêm se constituindo em um auxiliar da prática pedagógica, em instrumento motivador da aprendizagem, de exploração crítica, da prática da pesquisa, enfim, um instrumento renovador do processo ensino-aprendizagem. Uma primeira condição, então, para assegurar a efetiva utilização destas tecnologias na educação é desmistificara concepção de que elas estão aí para substituir o espaço do professor.



As novas tecnologias e as inovações curriculares

José Manoel Moran

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/novas_tecnologias1.pdf

Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho

e em outros contextos relevantes para a sua vida.


Observadas as considerações anteriores, não é mais possível pensarmos em cidadania plena, hoje, sem uma alfabetização tecnológica. Poder servir-se das tecnologias da comunicação e informação deve ser uma competência básica a ser propiciada no conjunto do currículo escolar e de suas disciplinas. Uma sociedade que exige e fomenta comunicações instantâneas, multimediadas, e a capacidade de seleção e tratamento de informações, visando à solução de problemas, não permite nem tolera a possibilidade de uma ignorância dos recursos tecnológicos que se ampliam, tornam-se mais complexos e, ao mesmo tempo, rapidamente obsoletos. Portanto, mais do que a capacidade de operar este ou aquele aparelho em particular, o que está em jogo é a capacidade de compreender os princípios de funcionamento desses recursos para poder reaprender suas novas formas e possibilidades.


As novas tecnologias e as inovações curriculares

José Manoel Moran

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/novas_tecnologias1.pdf

sábado, 14 de agosto de 2010

http://especializacaotecnologiasemeducacao.blogspot.com/
http://cicacamacho.blog.uol.com.br/

terça-feira, 10 de agosto de 2010

BLOG EM FASE DE CONSTRuÇÃO

TESTANDO

BLOG EM FASE DE CONSTRuÇÃO

TESTANDO
Refletindo: Evolução tecnológica
O desenvolvimento tecnológico faz parte de toda a história da humanidade, desde a capacidade de controlar o fogo e a fabricação de objetos, que nos propicia chegar onde estamos. O vídeo aborda um momento de transição das tecnologias, onde Santos Dumont procurava aperfeiçoar novas tecnologias com a invenção do avião, colocando em prática suas experiências e competências.

Atualmente, não é diferente, a tecnologia vem provocando várias mudanças em todos os campos da sociedade atual e suas influências estão cada dia mais presente em nossas vidas.
A evolução tecnológica afeta nossas vidas diariamente, pois estamos sempre buscando novos conhecimentos, o que nos faz repensar para uma nova proposta pedagógica, um novo papel com educador, possibilitador da aprendizagem e provocador de transformações, utilizando das tecnologias e mídias para colaborar com a educação dos nossos alunos, procurando aperfeiçoar a cada dia a nossa prática de sala de aula. A informática permitiu-nos subsídios para novos conhecimentos e informações, sentimos necessidade de acessar a internet, por vários motivos como: realizar pesquisas, enviar e-mails, enviar trabalhos de cursos à distância, fazer estudos e outros, pois o seu uso da suporte para uma pesquisa mais ampla sobre determinado conteúdo em um contexto mais rico de informações e comunicação com o mundo que nos cerca. Para Moran, o nosso maior desafio é aprender a transformar-nos em pessoas cada vez mais humanas, sensíveis, afetivas e realizadas, pois de nada adianta, saber muito, se não aplicamos para o nosso crescimento pessoal e profissional.
Com frequencia se diz que a tecnologia está transformando profundamente a educação. Ela desafia as definições existentes de conhecimentos, oferece novas maneiras de ensinar, motivar aprendizes e promete oportunidades de criatividade e inovação, tem uma dimensão claramente social, de aprender com a experiência dos outros, de saber conviver com as diferenças, de contribuir para melhorar a sociedade em que nos encontramos. Moran ainda destaca que a educação, possui também uma dimensão que não se valoriza muito hoje na escola: a do desenvolvimento pessoal integrado, constante e transformador. A educação pessoal acontece ao longo de nossa vida, no desafio maravilhoso de crescer, de evoluir mais em todas as áreas, de tornar-nos pessoas mais livres, de aprender a conviver com nossas dificuldades, de aprender a conviver com as pessoas, com os animais, com o planeta, com o universo.

"O desafio mais interessante da nossa vida é transformá-la em um processo contínuo de aprendizagem, de evolução e de realização – no meio de contradições; um processo cada vez mais pleno, autêntico, rico e profundo." Moran

Antigamente, a educação era tida como tradicional e pouco se usava as tecnologias e mídias. A aprendizagem era mais difícil e as aulas desestimulantes.
Com o passar do tempo às tecnologias foram entrando em vários campos de nossa vida e tornando-se necessárias.
A educação tem que acompanhar essa evolução. O educando vive em um mundo globalizado e para que aconteça uma aprendizagem de qualidade é necessário que estejamos sempre antenados com as invenções e modernidades.
O bom educador, hoje, procura caminhar junto com as tecnologias e usá-la em favor da educação. Para isso, utiliza dos muitos recursos tecnológicos para facilitar a aprendizagem de seu alunado.
O uso dos recursos tecnológicos como, televisão, DVD, som, data show, computadores individuais, dentre outros, com certeza enriqueceriam as aulas, tornando-as mais produtivas e atrativas.
http://www.eca.usp.br/prof/moran/vida.htm

lista de endereços

Pesquisa de Geografia para alunos do Ensino Fundamental
Informações sobre Aquecimento global e efeito estufa
Acesse aos sites abaixo e bom estudo.


http://www.brasilescola.com/geografia/aquecimento-global.htm
http://360graus.terra.com.br/ecologia/default.asp?did=13511&action=reportagemcom/geografia/aquecimento_global.
http://www.todabiologia.com/ecologia/aquecimento_global.htm
http://www.suapesquisa.com/geografia/aquecimento_global.htm

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

"Do sonho aos ares"

Refletindo: Evolução tecnológica

O desenvolvimento tecnológico faz parte de toda a história da humanidade, desde a capacidade de controlar o fogo e a fabricação de objetos, que nos propicia chegar onde estamos. O vídeo aborda um momento de transição das tecnologias, onde Santos Dumont procurava aperfeiçoar novas tecnologias com a invenção do avião, colocando em prática suas experiências e competências.
Atualmente, não é diferente, a tecnologia vem provocando várias mudanças em todos os campos da sociedade atual e suas influências estão cada dia mais presentes em nossas vidas.
A evolução tecnológica afeta nossas vidas diariamente, pois estamos sempre buscando novos conhecimentos, o que nos faz repensar para uma nova proposta pedagógica, um novo papel com educador, possibilitador da aprendizagem e provocador de transformações , utilizando das mídias e tecnologias para colaborar com a educação dos nossos alunos, procurando nos aperfeiçoar a cada dia a nossa prática de sala de aula. A informática nos permiti subsídios para novos conhecimentos e informações, sentimos necessidade de acessar a internet, por vários motivos como : realizar pesquisas, enviar e-mails, enviar trabalhos de cursos à distância, fazer estudos e outros pois o seu uso da suporte para uma pesquisa mais ampla sobre determinado conteúdo em um contexto mais rico de informações e comunicação com o mundo que nos cerca.